Política, persuasão e relações públicas

Ao lado de um grande político, sempre há um grande assessor!

Por Marlla Almeida

Desde os primórdios, grandes figuras do imperialismo tinham ao seu lado os assessores, ou melhor, “os conselheiros” – que são as pessoas que indicam um rumo, clareiam ideias, organizam encontros, escrevem discursos, abrem cerimônias, enfim, possuem um perfil diferenciado, pois são grandes estrategistas, mas têm como foco construir  a imagem de um grande político.

 Na atualidade presenciamos a vitória de Barack Obama tendo como seu assessor o marqueteiro Ben Self, que disponibilizou as novas mídias digitais a “todo vapor” nas eleições presidenciais dos EUA.

 Cada vez mais esse profissional vem sendo procurado no mercado, pelo seu dinamismo e espontaneidade nas relações com as pessoas. Ter um assessor é sinônimo de segurança. Muitos políticos depositam toda sua confiança nos assessores.

 Os assessores devem ser profissionais competentes, falar bem e estar sempre atualizados sobre  assuntos e fatos pertinentes ao partidos e ao próprio candidato.

Com o advento da internet os assessores devem buscar conhecimento sobre essa ferramenta e estarem atentos sobre as informações que são disponibilizadas nessa midia.

Muitos são os eleitores que vão pesquisar sobre os candidatos na internet: buscam em redes sociais, blogs, micro-blogs e em muitos casos tomam decisões com base no que leem ou na informação recebida.

 Veículos de comunicação como rádio, revista, jornais, TV, em época de eleições, buscam com os assessores políticos todo e qualquer tipo de informação. Então, é muito importante e necessário que o assessor saiba fazer textos como release e matérias jornalísticas.

 Pode-se dizer que essa função muito se assemelha com as atividades de um Relações Públicas, com certeza! No exercício de suas funções o assessor possui características fundamentais para um profissional formado em Relações Públicas.

 A necessidade do partido e, por sua vez, a do político de conseguir chegar à população é de extrema importância. Por isso, utilizam-se de um intermediador, que vai levantar, através de pesquisas, as necessidades do local e da população. Dessa maneira, definem estratégias com o intuito de conseguir o envolvimento das partes e, ao mesmo tempo, procuram a garantia de uma comunicação eficaz visando a vitória do candidato nas urnas.

 Saiba mais:

Sobre Bem Self

http://idgnow.uol.com.br/internet/ideia20/archive/2009/05/06/ben-self-scio-fundador-da-agncia-blue-state-digital-vem-ao-brasil/

A função da assessoria – Política para Políticos

http://www.politicaparapoliticos.com.br/interna.php?id_subsecao=27

Assessoriapolitica.com

http://www.assessoriapolitica.com/ 

Um comentário sobre “Política, persuasão e relações públicas

  1. Esta é uma das principais razões pela qual temos de desconfiar dos candidatos. Aquele discurso “espontâneo” e sincero, na verdade ja foi revisado várias vezes e nem foi o próprio candidato quem escreveu. Obviamente, é fundamental o trabalho de assessoria política, mas cuidado com as “segundas intenções”. Afinal, será que todo mundo é honesto?

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