PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO

Autor: Felipe Simionato

Fala galera! Vocês viram no último post do blog como a comunicação é importante para a construção da reputação de uma organização. Mas um ponto importante para ficar atento é em relação ao planejamento estratégico de comunicação e como esse processo interfere na realidade organizacional. É sobre isso que falaremos aqui hoje.

Na atualidade, as Relações Públicas passaram a ganhar uma abordagem diferente do que era no início, quando surgiram. Essa atividade, atualmente, deixa de ser considerada técnica e passa a ser vista como uma função estratégica que deve atuar junto à alta administração na tomada de decisões, tornando-se assim, completamente responsável pela construção e manutenção dos relacionamentos entre a organização e seus públicos.

A comunicação estratégica pode ser caracterizada como uma das formas mais importantes de comunicação empresarial, por se tratar de uma visão integrada, criando oportunidades através de um planejamento estratégico da comunicação. Visa suprir alguns impasses encontrados nas organizações, tratando-se de uma comunicação anteriormente pensada, alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.

Planejamento-Estratégico

O planejamento, na atualidade, tornou-se indispensável a qualquer empresa, independente do setor em que atua. Considerando o exposto, o planejamento pode ser definido como uma maneira de materializar o futuro desejado pela organização, desenvolvendo mecanismos para alcançá-lo e identificando os eventuais empecilhos.

Porém, planejar é um processo que define estratégias e é de extrema importância para evitar a improvisação no caso da instalação de uma crise. Além de melhorar o rendimento no trabalho, o planejamento estratégico traz racionalidade no decorrer das tarefas e, também, pode melhorar os projetos desenvolvidos a longo prazo.

Contudo, entendemos que esse processo está inserido na realidade organizacional como uma maneira de diminuir possíveis danos causados à marca em casos de crises de imagem, mas, também, para melhorar o fluxo de informação entre seus públicos de interesse. Portanto, atente-se, é necessário planejar para identificar possíveis problemas da organização e tomar as decisões corretas.

Para saber mais sobre a importância do planejamento estratégico e o passo a passo para executá-lo, acesse: < http://www.implantandomarketing.com/roteiro-planejamento-de-relacoes-publicas-nas-organizacoes/&gt;

Faça seu comentário