A Comunicação Organizacional por meio de ações experienciais com o consumidor alvo

Olá !

Por Aline Mariano Macedo

Meu nome é Aline Macedo e estou concluindo o Curso de Relações Públicas na USC-Bauru.

Para você ter chegado até aqui, significa que alguma coisa chamou a sua atenção e pretendo continuar mantendo este interesse com o assunto que irei abordar: Relações Públicas no âmbito Empresarial.

Para um universitário, várias informações poderão ajudar nos trabalhos acadêmicos. Já, como profissional de comunicação, você poderá atualizar-se na área e, como cidadão, poderá descobrir maneiras de contribuir com o meio em que vive ou, até mesmo, uma vocação.

Relações Públicas é uma área ascendente no mercado e o profissional pode desempenhar várias funções em prol da comunicação e da imagem de uma empresa ou instituição.

Dentro de uma empresa, o Relações Públicas tem a possibilidade de trabalhar com o público interno, em ações de endomarketing, com a imagem empresarial, com assessoria de comunicação, com eventos, com estratégias para atingir com o público externo, com pesquisa, dentre outras inúmeras oportunidades.

Apresentarei aqui, algumas sugestões de leitura, eventos e trabalhos acadêmicos, que provavelmente lhe serão úteis de alguma maneira.

A Comunicação Organizacional Por Meio de Ações Experienciais com o

Consumidor Alvo

(Texto apresentado no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009)

Autores: Fernanda Macha OSTETTO, Catia Klöhn, Janine Kuroski FISCHER e Marcia Regina BRONNEMANN – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC.

Os autores abordam um novo conceito de fixação da marca e de um produto na mente do consumidor: a experiência. Acreditam que a mesma estratégia pode ser utilizada na comunicação organizacional quando se tem por objetivo aproximar a marca do seu público-alvo utilizando sentimentos ou sensações inesquecíveis.

Exploram os temas “Comunicação Integrada de Marketing” e “Gestão e Comunicação da Marca”, ambos fundamentados em autores que referenciam os assuntos e com exemplos de ações experiências já realizadas.

Nesse estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa com empresas e consumidores, onde foi possível perceber que ações experienciais, quando estrategicamente planejadas, podem ser uma alternativa interessante de despertar o interesse e criar associações importantes na comunicação de uma organização, de uma marca ou de um produto.

É um texto recomendado a profissionais que desenvolvem atividades relacionadas a marca, produto ou imagem de uma empresa, ou ainda, para estudantes que buscam informações sobre marketing de produtos e Relações Públicas.

Link:< http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2698-1.pdf

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