Marketing de Relacionamento e Relações Públicas

Por Gabriela Bernardes

Olá Pessoal,

Retomando o tema escolhido para postagem do grupo do qual faço parte, hoje vamos comentar sobre o artigo “O relacionamento das organizações: uma abordagem comparativa entre as relações públicas e o marketing de relacionamento”, de Gerson José Bonfadini.

Segundo o autor, atualmente as organizações buscam estabelecer uma relação bastante estreita com seu público, sempre se adaptando às mudanças do mercado de trabalho e desenvolvendo ações de marketing de relacionamento com apoio de profissionais de Relações Públicas.

Com a globalização, as empresas vem ditando novas regras de conduta e cabe aos relações públicas traçar políticas de comunicação integrando a ferramenta de marketing de relacionamento, estabelecendo uma relação mais efetiva com o público e desenvolvendo os programas de comunicação entre os mesmos para estabelecer e manter relações a longo prazo.

O pesquisador cita também os autores Grunig e Hon (1999) que propõem uma escala para mensuração do relacionamento organizacional, ou seja: controle mútuo, confiança, satisfação, comprometimento, relacionamento de troca e relacionamento em comum – que criam as condições para estabelecimento de uma imagem positiva entre as organizações e seus públicos, tornando-se uma estratégia organizacional para a área de Relações Públicas.

Em sua pesquisa o autor conclui que: “a área de Relações Públicas foca seus estudos na construção de uma imagem organizacional positiva gerada por estratégias de comunicação, ou seja, a construção desta imagem positiva se dá através de contatos sociais dentro de um processo [...]. A área de Marketing de Relacionamento trabalha dentro de um contexto de troca entre as partes, ou seja, existe uma motivação provinda de uma relação comercial, que se traduz em um processo, a priori, racional e quantitativo “(BONFADINI, 2006, p.10).

Para obter mais informações sobre esse assunto acesse:

http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Bonfadini.PDF

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: